Síntese

Em sua atuação em busca da redução das desigualdades, a Fundação Tide Setubal organiza as suas ações de forma a estar presente no território, identificar oportunidades de ação junto ao setor privado e ao setor público. Esses diferentes olhares organizaram a ação das áreas internas em 2019.

Prática Local

Galpão ZL, o novo espaço da Prática Local

Desde a inauguração, em maio de 2019, o Galpão ZL, núcleo de Prática Local da Fundação Tide Setubal, localizado no Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo, tem o objetivo de funcionar como uma rede de inovação, transformação e empreendedorismo, além de prestar apoio à população que mora na área.

Galpão ZL, o novo espaço da Prática Local
O impacto da inovação no território

Após a reabertura do Galpão ZL, a atuação da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena tornou evidente a importância que o Inova ZL, eixo de Inovação e Empreendedorismo do núcleo de Prática Local, passou a ter no território. Além da criação de espaço de coworking, atividades e eventos diversos foram desenvolvidos para apoiar e conectar empreendedores e agentes socioculturais atuantes na região.

Plano por um bairro melhor

Desenvolvido por meio de parceria entre Fundação Tide Setubal, organizações e lideranças locais, Colegiado de Moradores do Jardim Lapena, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Plano de Bairro do Jardim Lapena proporcionou resultados concretos para melhorias do seu espaço em 2019. A experiência da iniciativa foi retratada no livro Território de Direitos: Um Guia para Construir um Plano de Bairro com Base na Experiência do Jardim Lapena, lançado em novembro do mesmo ano.

Plano por um bairro melhor

Mobilização Social e Redes

O papel do edital Elas Periféricas no apoio a lideranças femininas negras

Idealizado com base em recortes sociais a partir de gênero, raça e território, o edital Elas Periféricas promoveu, pelo segundo ano seguido, a potencialização de seis organizações que contam com mulheres negras no quadro de lideranças das organizações participantes e desenvolvem iniciativas de impactos nos seus respectivos territórios de atuação.

O papel do edital Elas Periféricas no apoio a lideranças femininas negras
Matchfunding Enfrente apresenta uma nova forma de fortalecer as periferias do Brasil

Idealizado em parceria com a plataforma digital de financiamento coletivo Benfeitoria, o Matchfunding Enfrente consiste no fomento a ações voltadas ao combate à desigualdade social em periferias urbanas de todo o Brasil, por meio do qual a cada R$ 1 captado via financiamento coletivo, a Fundação Tide Setubal e parceiros doam R$ 2.

As periferias como protagonistas e autoras das próprias narrativas

Realizado desde 2016 pela área de Mobilização Social e Redes em parceria com o núcleo de Comunicação, o projeto #NoCentroDaPauta visa fortalecer a Rede Jornalistas das Periferias, iniciativa de comunicação popular formada por jornalistas e coletivos atuantes e originários das periferias da capital paulista voltada à promoção e disseminação de informações produzidas pelas e para as periferias.

As periferias como protagonistas e autoras das próprias narrativas
Apoio e fomento à produção acadêmica

Em 2019, a área de Mobilização Social e Redes desenvolveu iniciativas diversas voltadas ao fomento da produção acadêmica e à aproximação da universidade com demais setores da sociedade civil. O objetivo dessa medida foi estimular e valorizar a produção do conhecimento científico e a formação de estudantes e de quadros de pesquisadores com trabalhos focados nas periferias.

A literatura no circuito de atuação da Fundação Tide Setubal

Pelo segundo ano, o Circuito Literário nas Periferias (Clipe) teve como objetivo potencializar coletivos, calendários e eventos literários existentes na capital paulista por meio de ações em cinco territórios da cidade, espalhados pelas zonas noroeste, norte, sul, leste e centro. O apoio abrangeu iniciativas como clubes de leitura, formação de docentes para aplicação da metodologia de saraus em salas de aulas e realização do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel.

A literatura no circuito de atuação da Fundação Tide Setubal

Advocacy e políticas públicas

Influência na criação de políticas públicas pela equidade

Em 2019, a Fundação Tide Setubal lançou, por meio da área de Advocacy e Políticas Públicas, três estudos para sensibilizar atores do poder público sobre iniciativas em favor da promoção da equidade com base na territorialização do orçamento: Indicador de Regionalização do Orçamento Municipal, que possibilita identificar o percentual do investimento público que tem a localização informada – uma atualização de Gasto Público no Território e o Território do Gasto na Política Pública, lançado no ano anterior; Regionalização do Orçamento em Grandes Cidades – O Estado da Arte, que analisou o status do gasto público em cidades ao redor do mundo; e A Dimensão Territorial do Orçamento Público: Orientações para Regionalização do Gasto nas Cidades Brasileiras, para municípios que queiram atuar com a territorialização do orçamento.

Influência na criação de políticas públicas pela equidade
Indicador mostra o nível de desigualdade da educação nacional

Desenvolvido para evidenciar situações de baixo nível de aprendizagem e desigualdade, o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA) visa possibilitar que essas duas dimensões sejam assumidas como problemas sociais e possam se tornar objeto de ações transformadoras por formuladores de políticas, gestores públicos, comunidade educacional e demais setores da sociedade civil. O indicador aponta também o nível de aprendizagem dos estudantes de cada estado brasileiro e a disparidade na assimilação do ensino entre grupos sociais definidos pelos marcadores de raça, gênero e nível socioeconômico.

Democracia, educação e equidade no centro do debate

Em junho de 2019, a Fundação Tide Setubal organizou, em parceria com o Insper e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco Brasil), o seminário Democracia, Educação e Equidade: Uma Agenda para Todos. O evento, que recebeu apoio dos jornais Valor Econômico e Nexo, teve como propósito fortalecer o debate brasileiro sobre desigualdades educacionais, democracia e justiça social.

Democracia, educação e equidade no centro do debate

Múltiplas vozes no debate sobre desigualdades

Em 2019, o Vozes Urbanas, espaço organizado pela Fundação Tide Setubal que promove temas relevantes para as causas defendidas pela instituição e se propõe a influir no debate público, provocando a reflexão e a ação de agentes da sociedade civil e dos setores públicos, realizou seis encontros que abordaram aspectos variados sobre desigualdades educacionais, assim como possíveis estratégias para desenvolver políticas públicas voltadas a essa área.

Múltiplas vozes no debate sobre desigualdades
Ir em frente e enfrentar

Em 2019, o Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, produziu, em parceria com a Mova Filmes, conteúdos diversos voltados à comunicação de causas. A série Enfrente, que leva o nome do canal, abordou facetas variadas sobre a potência dos que atuam nas periferias urbanas, enquanto o Encontros & Fronteiras contou com diálogos entre Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, e convidados envolvidos em causas diversas sobre pautas defendidas pela Fundação e intrínsecas aos valores democráticos. Ainda, a playlist do Vozes Urbanas trouxe destaques dos encontros promovidos no decorrer do ano.

Conhecer para construir pontes

A pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais, realizada pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Plano CDE e lançada em junho de 2019, foi desenvolvida para identificar crenças e valores caros a pessoas que se identificam como conservadoras médias, assim como encontrar pontes para o diálogo entre setores sociopolíticos divergentes.

Conhecer para construir pontes
Ampliar canais para alcançar mais pessoas

O trabalho da Fundação Tide Setubal em diversas frentes para o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, territoriais, raciais e de gênero conseguiu um espaço grande na imprensa durante 2019. No decorrer do ano, as iniciativas e os projetos desenvolvidos pela Fundação resultaram 666 conteúdos produzidos por diferentes veículos de meios e regiões variadas ao redor do Brasil.

Desenvolvimento Organizacional

Distribuição de recursos na busca pela equidade

Com orçamento de R$ 13.018.164 em 2019, a Fundação Tide Setubal pôde, entre diversos aspectos, apoiar a realização de iniciativas próprias e fomentar de projetos, organizações, redes, lideranças, prática local, comunicação de causas, investimento social privado e pesquisas que abordam o desenvolvimento das periferias urbanas. Além disso, o montante foi destinado à manutenção da equipe responsável pela execução e curadoria de tais iniciativas, assim como nos cuidados e na reestruturação de equipamentos próprios.

Distribuição de recursos na busca pela equidade
Missão institucional e propósito de profissionais alinhados ao desenvolvimento organizacional

A área de Desenvolvimento Organizacional idealizou e aprimorou, em 2019, iniciativas e projetos voltados à evolução da equipe e à promoção da diversidade sociorracial e de gêneros no quadro de funcionários. Um dos destaques foi o Plano de Desenvolvimento da Equipe (PDE), metodologia que consiste em processo de feedbacks entre coordenadores e colaboradores que permite aos profissionais a identificação de avanços e conquistas e o reconhecimento de fragilidades e lacunas no exercício de seu trabalho.