Prática Local

Galpão ZL, o novo espaço da Prática Local

Desde 2006, o Jardim Lapena, bairro situado na zona leste da capital paulista, abriga o núcleo de Prática Local da Fundação Tide Setubal. Antes conhecido como Galpão de Cultura e Cidadania, o espaço, que era voltado à promoção de ações culturais e educativas, foi reinaugurado em maio de 2019.

Batizada de Galpão ZL, a nova versão tem como foco funcionar como uma rede de inovação, transformação e empreendedorismo e atua com os seguintes eixos: Inova ZL, que compreende o desenvolvimento e o fomento de ideias e inovações em tecnologia e negócios de impacto, e Comunica, voltado à comunicação em rede. Outro fator que evidencia a atuação mais intensa nesse campo diz respeito à construção, dentro do espaço, de uma área de coworking, ou seja, ambiente de trabalho compartilhado.

Desse modo, a mudança na estratégia de atuação visa ampliar as oportunidades de acesso, criação, inovação e geração de renda para um público-alvo que pretende também abranger a zona leste e promover o intercâmbio com outras periferias da cidade, tornando-se um espaço de apoio e fomento ao empreendedorismo local. Os demais eixos que já faziam parte do trabalho desenvolvido – Esporte, Cultura, Acolhe, a partir da rede de proteção social do território, e Culinária, por meio da Oficina Escola de Culinária – continuam a ter importância ímpar no dia a dia do Galpão ZL.

Novo espaço, nova missão, mesmo propósito

O Hackathon Inova ZL, maratona tecnológica com duração de 48 horas, foi um dos destaques nesse novo cenário. Realizada no Galpão ZL, entre 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019, a iniciativa contou com a participação de 135 pessoas, de faixas etárias e origens diversas, e avaliou 15 projetos que, por intermédio de dinâmicas e áreas de atuação diferentes, tinham como objetivo promover o desenvolvimento do território.

Após avaliação feita por uma banca composta por atores do terceiro setor, da área tecnológica e da academia, três dos projetos foram selecionados para receber R$ 10 mil cada, ser incubados no Galpão ZL e ter acompanhamento de mentores para serem colocados em prática.

ConstruLab, aplicativo voltado à realização de reformas e à geração de renda para trabalhadores da área de construção civil; o Eu Que Fiz, que visa atuar com crianças para incentivá-las a ajudar no engajamento para que o Plano de Bairro do Jardim Lapena seja cumprido; e o Circuito da Memória, cujo objetivo é coletar lembranças e memórias dos moradores do bairro e, a partir disso, fazer o mapeamento de pontos importantes para a história da região, foram os projetos selecionados na segunda edição do Hackathon.

Ao lado da maratona tecnológica, o lançamento do edital Inova ZL, desenvolvido em parceria com o Instituto Jatobás, também investiu na seleção de projetos de inovação. A iniciativa contemplou oito projetos, que receberam R$ 8 mil cada e realizaram residência no Galpão ZL.

Para debater o tema de forma mais ampla, o 1º Fórum de Negócios de Impacto da Periferia na Zona Leste foi realizado também no Galpão ZL, e o público pôde acompanhar palestras sobre diversos tópicos relativos à tecnologia, inovação e negócios com alto poder de impacto social, assim como trabalhos de microempreendedores da região do Jardim Lapena.

Espaço de acolhida e cidadania

Se por um lado o Galpão ZL intensificou seu trabalho na área de inovação e empreendedorismo, por outro a atuação nas demais frentes continua a ter espaço importante no desenvolvimento de soluções e metodologias conjuntas para o território, pensando na perspectiva da infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos para a população local.

Exemplo disso foi o lançamento do livro Territórios de Direitos: Um Guia para Construir um Plano de Bairro com Base na Experiência do Jardim Lapena, realizado em novembro. A obra descreve a metodologia e o processo de construção do primeiro plano de bairro participativo da cidade. A Oficina Escola de Culinária também foi retratada na publicação Cozinha de Afetos, lançada em comemoração dos dez anos do espaço.

Ainda no universo dos livros, pode-se destacar também o Ponto de Leitura, que faz parte do eixo de Cultura e funciona por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, cujo acervo tem mais de 8 mil livros disponíveis para empréstimo e o público.

Já na área esportiva, a Fundação ingressou na Rede Esporte pela Mudança Social (Rems), que reúne organizações atuantes em mais de 200 municípios e 20 estados do Brasil, o que possibilita maior articulação e intercâmbio entre entidades que já fazem parte da rede. Vale citar também os projetos realizados por meio de parcerias com outras instituições, como o Esporte por um Mundo Melhor, do Instituto Brasileiro de Excelência, Esporte e Cultura (Ibeec); o Toque de Letras, desenvolvido em conjunto com a Federação Internacional de Futebol (Fifa); o Próxima Faixa, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes; e atividades físicas desenvolvidas no território com o Instituto Família Barrichello.

O Galpão ZL em números

• Cerca de 5.200 pessoas desde a reinauguração, em maio de 2019
  • 115 atividades realizadas desde a reinauguração do espaço
  • Acolhe ZL realizou 4.573 atendimentos em 2019, com média de 256 por dia
  • Banco de Currículos com 347 documentos de pessoas em busca de recolocação profissional
  • Média de empréstimos de livros do Ponto de Leitura de 500 livros por mês
  • 290 pessoas foram atendidas em projetos de prática esportiva desenvolvidos em cogestão com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna.