Ir em frente e enfrentar

O primeiro episódio da série Enfrente, que também dá nome ao canal do YouTube da Fundação Tide Setubal, foi lançado em outubro de 2018, quando fervia o debate pré-eleitoral. O ano de 2019 foi tempo de ocupar o território do audiovisual na internet com conteúdos para inspirar, debater e gerar novos conhecimentos. Colocar luz nas potências periféricas e na sua capacidade de inovação, com base em histórias de quem enfrenta as desigualdades sociais, raciais e de gênero, foi o ponto de partida.

Quatro temporadas foram lançadas: a primeira do ano e segunda da série abriu espaço para que as mulheres selecionadas pelo edital Elas Periféricas contassem suas histórias e a conexão com seus projetos e territórios. A partir da temporada 3, o canal buscou casos que pudessem se relacionar com temas que contribuem para o desenvolvimento das periferias urbanas: cultura e esporte, participação e empreendedorismo.

Já na websérie Encontros & Fronteiras, Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, dialogou com convidados atuantes em causas diversas sobre pautas defendidas pela Fundação e intrínsecas aos valores democráticos. As conversas, como o próprio nome da série revela, buscam encontrar pontos de aproximação ou limites de construção para as pautas em debate.

Participaram dos diálogos Sueli Carneiro, criadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e conselheira da Fundação Tide Setubal, no episódio A Responsabilidade de Cada um pela Igualdade de Todos; Maria Vilani, professora, poeta, filósofa e ativista cultural, em O Poder da Cultura e da Cidadania no Grajaú; Rodrigo Hübner Mendes, mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e diretor do Instituto Rodrigo Mendes, em Educação Inclusiva; Eliana Sousa, diretora da ONG Redes da Maré, em Maré de Luta e Conquistas: Direitos na Favela; Patrícia Bezerra, vereadora na cidade de São Paulo e autora das leis Parto sem Dor, pelo SUS, e Amamentação Livre, no episódio Mulher, Religião e Democracia; e Padre Ticão, pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, em A Religião e a Transformação das Periferias.

Na playlist do projeto Vozes Urbanas, além das pílulas com destaques dos participantes de cada um dos eventos, o canal disponibilizou também a íntegra dos debates sobre as desigualdades educacionais, realizados ao vivo em seis encontros durante o ano.

Os vídeos da série Entre Dados, que busca traduzir pesquisas e conceitos, promovem o debate sobre negócios de impacto social, o direito à educação e como as desigualdades atrapalham esse cenário, a regionalização do orçamento público, as desigualdades no acesso às universidades e no mercado de trabalho e os desafios para desenvolver cidades sustentáveis em meio às desigualdades territoriais.

Como consequência, falar sobre o desenvolvimento das periferias urbanas e o enfrentamento das desigualdades no cenário social contemporâneo requer a adoção de novas estratégias e até mesmo a mudança da linguagem das mensagens. Ao levar em consideração novas estratégias de comunicação, o Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, tem sido uma ferramenta estratégica para dialogar com indivíduos inseridos em realidades alheias à do trabalho desenvolvido pela entidade.

Em 2019, a linha editorial do canal, que conta com 3.800 inscritos e cujo conteúdo é produzido pela Mova Filmes, teve como ponto de partida e mote para atuação o diálogo com o público que está fora da “bolha” – ou seja, que está alheio às causas e aos projetos desenvolvidos pela Fundação – e priorizou fazê-lo ao, por exemplo, apresentar histórias que mostram como é importante e urgente o combate às múltiplas desigualdades existentes nas periferias de grandes centros urbanos.