Prática Local

O impacto da inovação no território

A reabertura do Galpão ZL, em maio de 2019, representa a importância que o eixo de Inovação e Empreendedorismo passou a ter na atuação do núcleo de Prática Local na região do Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo.

Por meio do Inova ZL, um dos novos segmentos de atuação de Prática Local, o Galpão ZL visa tornar-se um polo de inovação e de aceleração de negócios de impacto na zona leste. Para tanto, a nova versão do espaço conta com coworking – espaço de trabalho compartilhado – voltado para empreendedores e pessoas que ainda estão em fase de ideação e desenvolvimento de seus projetos. O público, composto por moradores do próprio Jardim Lapena e demais áreas ao redor, como São Miguel Paulista, Sapopemba e Engenheiro Goulart, atua majoritariamente nas seguintes áreas: comunicação, cultura, arquitetura e engenharia, marketing digital, beleza, culinária, música e tecnologia.

Com base na relação entre o coworking e o território onde o Galpão ZL se situa, o foco do Inova ZL está na geração de oportunidades e de conexões articuladas para empreendedores e agentes socioculturais atuantes na região, para eles estarem aptos a colocar em prática ideias e negócios voltados à geração de renda. Outra premissa da iniciativa consiste na mobilização de tais atores para o desenvolvimento de soluções para o território por intermédio da identificação de demandas e do uso de tecnologias, o que tem como objetivo gerar inovação e impacto social.

Inovação na quebrada

Em 2019, parte das ações realizadas pelo Inova ZL aconteceu por meio da Quebrada Inovadora, iniciativa voltada à geração de oportunidades para empreendedores periféricos poderem desenvolver negócios dentro da economia criativa e idealizar soluções disruptivas. Tais projetos foram voltados à solução de problemas existentes no território e à geração de renda e de impacto social positivo.

Um dos projetos testados no Galpão ZL foi o sensor de previsão do tempo desenvolvido pela startup Pluvi.On. A iniciativa conecta 11 pontos da região de São Miguel Paulista e mapeia a bacia dos rios, tendo como objetivo mitigar e antecipar possíveis danos causados pelas chuvas.

Ainda, o Galpão ZL recebeu, em agosto, a Virada Sustentável. O evento contou com projetos de moradores da zona leste apoiados pelo Inova ZL e de organizações locais, com público estimado em 400 pessoas.

Outro aspecto a ser destacado sobre o Quebrada Inovadora diz respeito ao Hackathon Inova ZL 2019 e aos três eventos de aquecimento para a atividade: Urbanismo para Todos, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em setembro, teve público de aproximadamente 100 pessoas; Comunicação para Transformar Territórios, na Unicsul, da qual participaram 75 pessoas; e Inovação e Tecnologia ao Alcance de Todos, na USP Leste, ao qual compareceram 40 pessoas.

O Hackathon propriamente dito foi realizado em 30 de novembro e 1º de dezembro, uma maratona tecnológica com 48 horas de duração. O evento mobilizou 135 participantes de idades e faixas etárias diversas, assim como de origens variadas – um dos grupos era, inclusive, formado por membros da comunidade haitiana que mora no Jardim Lapena.

No total, 15 projetos foram avaliados por uma banca formada por membros de entidades do terceiro setor, da área tecnológica e da academia. Os participantes precisaram realizar um pitch, ou seja, breve apresentação sobre as ideias das suas respectivas iniciativas, para convencer a comissão julgadora de que eles tinham condições de ser um dos três grupos escolhidos para ganhar R$ 10 mil, ter seus projetos incubados no Galpão ZL e receber mentoria para colocá-los em prática.

No final, os três vencedores foram o ConstruLab, aplicativo que visa facilitar a vida de quem quer reformar as suas respectivas casas e para geração de renda para profissionais da construção civil; o Eu Que Fiz, cuja premissa é incentivar crianças a ajudar no engajamento para que o Plano de Bairro do Jardim Lapena seja cumprido; e o Circuito da Memória, que tem como objetivo coletar lembranças e memórias dos moradores do bairro para, com base nisso, mapear pontos importantes para a história da região.

Empreendedorismo e conexões dentro da realidade

Uma premissa do trabalho desenvolvido pelo Inova ZL é o fomento ao empreendedorismo, mas de modo que reconheça a existência de desigualdades socioeconômicas crônicas que devem ser combatidas – ou seja, sem romantizá-la.

Dentro dessa perspectiva, o apoio se consistiu em ações diversas, como a chamada de projetos em parceria de cofinanciamento com o Instituto Jatobás, na qual iniciativas transformadoras de e para as periferias foram fortalecidas – com dois projetos desenvolvidos na época e oito grupos selecionados para receber R$ 8 mil cada um.

O Galpão ZL sediou também o acompanhamento e a formação em design thinking, realizado pelo Instituto Jatobás, e o encontro de celebração e networking com grupos apoiados pelo Instituto Procomum. Além disso, pode-se destacar o fato de sete microempresas terem usado o Foodlab, espaço da Oficina Escola Culinária voltado ao uso coletivo como cozinha colaborativa de apoio às demandas de produção de profissionais.

Vale destacar ainda que o Galpão ZL foi sede de eventos diversos voltados à mobilização de diferentes públicos, como o 1º Fórum de Negócios de Impacto das Periferias ZL, co-organizado pela Fundação Tide Setubal, Bancadão, Emperifa e Anip; duas happy hours voltadas ao engajamento, à conexão de rede em formação no espaço e a atrair novos públicos; e o Comunicathon Atlas das Juventudes, realizado em parceria com a organização Em Movimento.

Por fim, o Galpão ZL ofereceu ao público oficinas e cursos diversos de culinária, tecnologia, empreendedorismo e comunicação.