Potência e capacidade de inovação e criação são valores que a Fundação Tide Setubal reconhece nas periferias. Mas a proximidade com os território traz também a crença de que as mudanças alcançadas por quem vive nesses espaços podem ser ampliadas com recursos do investimento social privado, da sociedade civil e do poder público.
Na perspectiva de mobilizar diferentes atores para esse movimento, a Fundação lançou, em outubro de 2019, o Matchfunding Enfrente, em parceria com a plataforma digital de financiamento coletivo Benfeitoria. A iniciativa tem como objetivo apoiar 15 iniciativas por edição. Cada um receberá R$ 30 mil em um processo compartilhado de captação. O projeto capta R$ 10 mil com sua rede e a Fundação triplica esse valor, ou seja, para cada R$ 1 arrecadado, R$ 2 serão doados. Além da doação financeira, a Fundação mobilizará sua rede para divulgar e apresentá-los. O Matchfunding movimentará R$ 1 milhão por ano para projetos de impacto com financiamento coletivo.
A primeira onda aconteceu entre outubro e dezembro de 2019 e contou com 303 iniciativas inscritas, sendo 65,3% do Sudeste; 17,2% do Nordeste; 10,6% atuavam no Sul do país; 4%, na região Norte e 3% estavam baseados no Centro-Oeste.
Nos recortes de raça e gênero: 62,4% das iniciativas eram lideradas por pessoas negras, entre as quais 39,3% tinham pessoas negras e 23,1% contavam com pessoas pardas à frente. Ainda, 51,8% tinham liderança feminina, 46,5% eram dirigidas por homens e 1,7%, por pessoas trans.
Em relação ao tipo de proponentes, 38,6% das iniciativas estavam em nome de organizações, 8,9% eram negócios de impacto e 33,7%, representadas por pessoas físicas. Vale destacar que flexibilizar o perfil de inscritos permite a participação de pessoas físicas, o que maximiza o apoio a lideranças atuantes em territórios periféricos.
Outro aspecto a ser considerado abrange as áreas de atuação das iniciativas: 29,2% das inscritas causavam impacto na área social; 23,5% o faziam em âmbito cultural; 20,8% tinham foco em aspectos emocionais e 17,3%, na área econômica; enquanto 9,2% atuavam na área ambiental.
A seleção dos projetos aconteceu por meio de processo no qual foram levados em conta tanto a diversidade temática e geográfica como o potencial de impacto nos respectivos territórios de atuação. Tal premissa dialoga com a proposta do Matchfunding Enfrente, que é chegar a diversas realidades e periferias existentes no país para maximizar os potenciais transformadores dos projetos escolhidos.
Confira a seguir as 15 iniciativas escolhidas:
Os projetos selecionados no Matchfunding Enfrente passaram por processo de preparação e mentoria para criar suas campanhas de captação. Em abril, eles foram a campo arrecadar recursos na plataforma da iniciativa da Fundação Tide Setubal e Benfeitoria.
A segunda onda do Matchfunding Enfrente, na qual serão selecionados outros 15 projetos para potencialização e captação de verba, começou em abril.
Prática
local
Mobilização social
e redes
Advocacy
e políticas públicas
Comunicação
Desenvolvimento
organizacional