RELATÓRIO ANUAL 2019

Mobilizaçao social e redes

Mobilizaçao social e redes

Matchfunding Enfrente apresenta uma nova forma de fortalecer as periferias do Brasil

Potência e capacidade de inovação e criação são valores que a Fundação Tide Setubal reconhece nas periferias. Mas a proximidade com os território traz também a crença de que as mudanças alcançadas por quem vive nesses espaços podem ser ampliadas com recursos do investimento social privado, da sociedade civil e do poder público.

Na perspectiva de mobilizar diferentes atores para esse movimento, a Fundação lançou, em outubro de 2019, o Matchfunding Enfrente, em parceria com a plataforma digital de financiamento coletivo Benfeitoria. A iniciativa tem como objetivo apoiar 15 iniciativas por edição. Cada um receberá R$ 30 mil em um processo compartilhado de captação. O projeto capta R$ 10 mil com sua rede e a Fundação triplica esse valor, ou seja, para cada R$ 1 arrecadado, R$ 2 serão doados. Além da doação financeira, a Fundação mobilizará sua rede para divulgar e apresentá-los. O Matchfunding movimentará R$ 1 milhão por ano para projetos de impacto com financiamento coletivo.

A primeira onda aconteceu entre outubro e dezembro de 2019 e contou com 303 iniciativas inscritas, sendo 65,3% do Sudeste; 17,2% do Nordeste; 10,6% atuavam no Sul do país; 4%, na região Norte e 3% estavam baseados no Centro-Oeste.

Nos recortes de raça e gênero: 62,4% das iniciativas eram lideradas por pessoas negras, entre as quais 39,3% tinham pessoas negras e 23,1% contavam com pessoas pardas à frente. Ainda, 51,8% tinham liderança feminina, 46,5% eram dirigidas por homens e 1,7%, por pessoas trans.

Em relação ao tipo de proponentes, 38,6% das iniciativas estavam em nome de organizações, 8,9% eram negócios de impacto e 33,7%, representadas por pessoas físicas. Vale destacar que flexibilizar o perfil de inscritos permite a participação de pessoas físicas, o que maximiza o apoio a lideranças atuantes em territórios periféricos.

Outro aspecto a ser considerado abrange as áreas de atuação das iniciativas: 29,2% das inscritas causavam impacto na área social; 23,5% o faziam em âmbito cultural; 20,8% tinham foco em aspectos emocionais e 17,3%, na área econômica; enquanto 9,2% atuavam na área ambiental.

O processo

A seleção dos projetos aconteceu por meio de processo no qual foram levados em conta tanto a diversidade temática e geográfica como o potencial de impacto nos respectivos territórios de atuação. Tal premissa dialoga com a proposta do Matchfunding Enfrente, que é chegar a diversas realidades e periferias existentes no país para maximizar os potenciais transformadores dos projetos escolhidos.

Confira a seguir as 15 iniciativas escolhidas:

  • Narrativas Marginais, do Núcleo Periférico, Curitiba (PR);
  • Àwọn obínrin ọ̀rọ̀ – Mulheres da Palavra, da Escola de Poesia, Porto Alegre (RS);
  • Moradigna, do Moradigna, atuante no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo (SP);
  • Prosperidade Travesti, da Casa Sem Preconceitos, Campinas (SP);
  • Afreektech – Negritude Periférica no Centro, do Movimento Black Money (MBM), atuante nas periferias do Rio de Janeiro (RJ);
  • Criptofunk, do data_labe, atuante na Comunidade da Maré, Rio de Janeiro (RJ);
  • Pedalando para o Futuro, do Greenbike Serviços Sustentáveis, Queimados (RJ);
  • Re-Encante Seu Recanto, da Associação de Moradores e Empreendedores da Vila Betânia, Belo Horizonte (MG);
  • Prronto!, da Prronto, Diagnósticos, Projetos e Serviços Ltda., Belo Horizonte (MG);
  • As Jogadeiras do Pazear, de Karina – Pazear, Olinda (PE);
  • CloQ – Simplificando Inclusão Financeira, do CloQ, desenvolvido em Recife (PE), a ser implementado nas periferias de todo o Brasil;
  • Juventude Consciente, do Movimento de Assistência e Inclusão Social – Consultoria Social, Recife (PE);
  • Digital Voluntário Emergencista, da divoem.com, atuante nas periferias de Fortaleza (CE) e Campinas (SP);
  • Maker Lab Móvel, da Aimo Tech, Salvador (BA);
  • Tela Cabana – Mostra Amazônia Cinema Brasileiro, da Lux Amazônia Produções Cinematográficas, que será itinerante nas periferias de Belém (PA) e em comunidades do interior do Pará.

Próximos passos

Os projetos selecionados no Matchfunding Enfrente passaram por processo de preparação e mentoria para criar suas campanhas de captação. Em abril, eles foram a campo arrecadar recursos na plataforma da iniciativa da Fundação Tide Setubal e Benfeitoria.

A segunda onda do Matchfunding Enfrente, na qual serão selecionados outros 15 projetos para potencialização e captação de verba, começou em abril.

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