Desenvolvimento Organizacional

A importância do Desenvolvimento Organizacional na estrutura da Fundação Tide Setubal

A área de Desenvolvimento Organizacional tem dois focos principais de atuação institucional: a gestão do orçamento anual e o desenvolvimento da equipe. Com perfil híbrido no campo do investimento social privado, o orçamento de 2019 dividiu recursos entre programas e ações sociais geridos pela própria Fundação (25%); fomento a iniciativas externas (19%); infraestrutura e operações institucionais (19%) e demandas relativas a recursos humanos (37%).

Ao ser estabelecido paralelo com o Censo Gife 2018, o panorama médio da divisão do orçamento em instituições e fundações familiares é o seguinte: 24% da verba foi destinada ao fomento de programas, ações sociais ou gestão de terceiros; outros 24% eram relativos à verba executável para despesas administrativas e de infraestrutura; e 53% foram direcionados a programas e ações próprios.

Na perspectiva da gestão da equipe, ao mesmo tempo em que se pauta pela diversidade, a área colocou em prática novas iniciativas voltadas ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Uma dessas medidas é o Plano de Desenvolvimento da Equipe (PDE), ação que possibilita a troca de impressões e de feedback entre todos os membros sobre o desempenho no cotidiano da Fundação. O PDE possibilitou também a adoção de demais iniciativas, como a oferta de cursos de idiomas e outros voltados a áreas diversas, para o crescimento profissional da equipe, inclusive no desenvolvimento dos projetos de enfrentamento das desigualdades.

Confira a seguir detalhes sobre como o papel da área de Desenvolvimento Organizacional é refletido na rotina da Fundação Tide Setubal.