RELATÓRIO ANUAL 2019

Prática Local

O território importa!

O território de São Miguel Paulista está conectado à origem da Fundação Tide Setubal. A região foi o foco da primeira década de atuação na zona leste da cidade e é o centro de diferentes ações para geração de oportunidades de acesso e para a criação de metodologias que contribuam para a transformação das periferias. E foi lá, onde a Fundação está presente diariamente com o Galpão ZL, que passou por um processo de reestruturação no ano de 2019.

Além das atividades com foco em esporte, cultura e lazer, tradicionalmente oferecidas, o espaço ampliou sua programação com a frente de fomento ao empreendedorismo e inovação. Um coworking é hoje parte do cenário e recebe empreendedores locais diariamente. O edital do Inova ZL, realizado em parceria com o Instituto Jatobás, que identificou e apoiou oito projetos ao longo do ano, e o Hackathon Inova ZL, maratona tecnológica com 48 horas de duração que mobilizou 135 pessoas e premiou três projetos, estão entre as iniciativas que aventaram novos ares para o Jardim Lapena.

Na perspectiva da participação da comunidade na busca por soluções para o território, o Plano de Bairro do Jardim Lapena teve papel de destaque no trabalho da Fundação. Por meio da iniciativa, foi possível resolver problemas crônicos existentes na região e colocar em prática melhorias de infraestrutura, como a obra de microdrenagem na Travessa Roland Berigan e a construção de um novo espaço de convivência no bairro. Além disso, o processo de como foi desenvolvido, o passo a passo e a negociação com o poder público foram retratados na obra Territórios de Direitos: Um Guia para Construir um Plano de Bairro com Base na Experiência do Jardim Lapena, lançado em novembro durante evento organizado no Galpão ZL.

Outra história registrada em livro traz os dez anos de criação da Oficina Escola de Culinária do Jardim Lapena. A publicação Cozinha de Afetos apresenta dez histórias de mulheres que percorreram diferentes caminhos com o estímulo empreendedor e os sabores das receitas e trocas no dia a dia da escola.

Transformar a realidade de um território requer o fortalecimento dos sujeitos e a melhoria da infraestrutura e do acesso às oportunidades de qualidade. É um trabalho que reforça os princípios da Fundação de fazer com a comunidade e não para a comunidade e também a importância de uma ação conjunta entre o campo do investimento social privado, do poder público e da sociedade civil, sem esquecer que o território importa.

Prática
local