RELATÓRIO ANUAL 2019

Equipe

Equipe

Missão institucional e propósito de profissionais alinhados no desenvolvimento organizacional

Gênero e raça são alguns dos marcadores da Fundação Tide Setubal para o desenvolvimento de projetos voltados ao combate de desigualdades socioeconômicas e territoriais. E, se ambos os aspectos têm papel fundamental no trabalho feito nas periferias urbanas e em parceria com diversos atores da sociedade civil, a mesma lógica destaca-se na formação da equipe fixa que atua no planejamento das iniciativas.

Em 2019, a equipe era composta por 25 pessoas. Isso a coloca, de acordo com o Censo Gife 2018, entre os 45% das fundações familiares que têm até 25 colaboradores e entre os 65% das organizações dentro desse mesmo patamar. No que diz respeito à composição por gênero, 16 integrantes, em 2019, eram mulheres – 64% da equipe – e seis dos 11 postos de liderança eram ocupados por mulheres, o que equivale a 55%. A título de comparação com o Censo Gife 2018, a composição média em instituições é de 55% feminina e 45% masculina. E, entre instituições e fundações familiares, a proporção é de 72% para mulheres e 28% para homens.

Em âmbito racial, 15 integrantes e cinco coordenadores, em 2019, eram negros. Isso significa, respectivamente, que 60% dos membros e 45% dos líderes da Fundação se autodeclaram pretos ou pardos. Ainda, 18 colaboradores da equipe fixa afirmaram ter trajetória de vida periférica, ou seja, cresceram em bairros de periferias urbanas.

Essa equipe, que conta com diferenciada diversidade de conhecimentos, experiências e aprendizados, associada ao alinhamento entre propósitos e valores individuais com os da Fundação, possibilita alto potencial de engajamento, comprometimento e contribuição para a missão institucional.

Composição dos conselhos

A Fundação Tide Setubal é uma instituição familiar e esse aspecto é evidenciado na composição do Conselho Curador: entre os sete integrantes, cinco fazem parte da família, o que equivale a 71,4% dos membros. Segundo o Censo Gife 2018, 72% das organizações contavam com membros da família mantenedora em conselhos deliberativos/curadores ou em órgãos deliberativos.

O Conselho Curador conta também com dois integrantes especialistas ou indivíduos atuantes em causas e temas relacionados à sua missão. Isso coloca a Fundação, segundo a pesquisa feita pelo Gife, entre os 9% de entidades que têm profissionais com esses perfis nos seus respectivos conselhos curadores. Cabe também uma observação sobre o Comitê Consultivo: esse núcleo é formado por três membros especialistas em suas respectivas áreas de atuação e acadêmicos.

Capacitação de dentro para fora

Ações transformadoras e ampliação da eficácia das estratégias voltadas ao enfrentamento de desigualdades requerem um bom time. A Fundação Tide Setubal investe no desenvolvimento e qualificação de sua equipe por meio de algumas ações coordenadas pela área de Desenvolvimento Organizacional.

Uma das iniciativas colocadas em prática – como ação experimental em 2018 e incorporada como ferramenta de gestão de pessoas em 2019 – foi o Plano de Desenvolvimento da Equipe (PDE). A metodologia consiste em um processo de feedbacks entre coordenadores e colaboradores que permite aos profissionais a identificação de avanços e conquistas e o reconhecimento de fragilidades e lacunas no exercício de seu trabalho. Escuta empática, desenvolvimento de atuação colaborativa, foco em eficácia e estruturação de ações para crescimento são os principais resultados da ação.

Para o fortalecimento e desenvolvimento de atuação mais estratégica e protagonista, na qual cada profissional cuida da sua evolução, os líderes da Fundação contam com um processo individual e o apoio de profissional especializado. O trabalho é realizado com foco em autoconhecimento e plano de ação estruturado em competências a desenvolver, identificadas no PDE, além de visão estratégica, foco em resultados, gestão de conflitos e atuação articuladora e agregadora. Esses fatores são importantes para o profissional desempenhar seu papel com maior qualificação diante dos desafios atuais e futuros da instituição.

Entre os pontos de melhoria possibilitados pelo PDE estão o incentivo à realização de atividades e cursos para aperfeiçoamento e evolução da equipe. Além da oferta de aulas de inglês, das quais 19 colaboradores participaram e manifestaram interesse em continuar a fazê-las em 2020, aconteceram dez encontros para formação interna sobre temas diversos relacionados ao trabalho da Fundação. Essas atividades foram fruto de pedidos de aprofundamento e alinhamento de conceitos e práticas relacionadas às iniciativas da instituição.

As ações citadas acima, somadas à aplicação de apoio para colaboradores realizarem cursos relativos às suas respectivas áreas de atuação e ao incentivo para participarem de seminários, congressos e eventos externos, inserem a Fundação Tide Setubal, segundo o Censo Gife 2018, no grupo de 48% de instituições que financiam a participação da equipe em conferências e seminários nacionais e internacionais; entre 42% que aportam recursos financeiros para colaboradores se desenvolverem em temas definidos pela organização; e no mesmo patamar de 27% que disponibilizam recursos financeiros para colaboradores se desenvolverem em temas escolhidos por eles mesmos.

Visando aprimorar o processo de gestão de pessoas na Fundação Tide Setubal, no segundo semestre de 2019 foram elaboradas e aperfeiçoadas políticas de gestão de pessoas referentes a processos de contratação, investimento em desenvolvimento – cursos, oficinas, coaching, workshops etc. –, estrutura de cargos, remuneração, carreira, desligamento e licença-maternidade e paternidade.

Em 2020, a proposta é avançar no desenho de políticas focadas em diversidade e inclusão da porta para dentro e na influência da Fundação em temas relacionados a parceiros e prestadores de serviços.

Prática
local

Mobilização social
e redes

Advocacy
e políticas públicas

Comunicação

Desenvolvimento
organizacional