Mobilizaçao social e redes

Mobilização para apoiar a potência das periferias urbanas

Como instituição do investimento social privado, a Fundação Tide Setubal tem atuação híbrida. Além de executar projetos na zona leste da cidade, busca investir e fortalecer iniciativas em outros territórios. Recursos financeiros e técnicos são ferramentas para dar suporte a projetos que criem soluções, com ações em diversas frentes, para enfrentar as desigualdades socioespaciais. Estimular estudos e pesquisas, incentivando a aproximação com as universidades, também faz parte desse escopo.

Em sua segunda edição, o edital Elas Periféricas selecionou seis iniciativas lideradas por mulheres negras. Cada projeto recebeu R$ 40 mil e integrou um processo de formação em mentoria.

Além disso, a Fundação Tide Setubal desenvolveu, em parceria com a plataforma digital de financiamento coletivo Benfeitoria, o Matchfunding Enfrente, que tem como objetivo potencializar projetos geridos por atores de grupos sociais diversos em periferias de grandes centros urbanos Brasil adentro por meio de financiamento coletivo – para o qual a Fundação doará R$ 2 a cada R$ 1 cedido para os projetos selecionados.

Outras ações desenvolvidas pela área de Mobilização Social e Redes consistem no fortalecimento de atores periféricos por meio do Circuito Literário nas Periferias (Clipe), projeto que visa potencializar manifestações culturais periféricas e coletivos, calendários e eventos literários já existentes e atuar em frentes diversas para valorizar artistas e produtores culturais que estão nas periferias da capital paulista; no fomento à produção acadêmica de universidades e institutos diversos, voltados ao apoio a pesquisadores que trabalhem com projetos para o desenvolvimento de periferias urbanas; e no suporte a coletivos jornalísticos periféricos para a produção de conteúdos feitos por e para atores de tais territórios – o que lhes possibilita serem protagonistas na construção das suas próprias narrativas.

Confira a seguir o que a área de Mobilização Social e Redes fez em 2019 para fomentar a potência existente nos territórios periféricos, seja em São Paulo, seja nos demais centros urbanos do Brasil.