Comunicação para uma sociedade mais justa

Contribuir para o debate público sobre justiça social, desenvolvimento das periferias urbanas e enfrentamento das desigualdades com conteúdos capazes de gerar interesse, engajamento e mobilização para mudanças sociais. Mais do que divulgar o trabalho da Fundação Tide Setubal, a Comunicação se propõe a desempenhar papel ativo no diálogo social em favor da equidade social – e isso é feito de maneiras diversas.

Uma das iniciativas desenvolvidas pela Comunicação em 2019 é o Enfrente, canal no YouTube que busca revelar a potência e a inovação produzida pelas periferias, além de promover diálogos e debates com as webséries Enfrente, Encontros e Fronteiras, entre outros conteúdos audiovisuais.

Outro projeto da Comunicação é o Vozes Urbanas, espaço de debates sobre temas relevantes e relacionados às causas institucionais e suas conexões com o contexto. Em 2019, o projeto promoveu seis encontros sobre desigualdades educacionais com foco em questões de gênero e raça. Inclusive, a íntegra das edições e pílulas – declarações feitas pelos participantes – estão disponíveis no canal Enfrente.

Mais uma iniciativa importante para a promoção do diálogo no campo democrático foi a pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais. Realizado em parceria com a Plano CDE, o estudo ouviu pessoas e procurou entender quais são os valores importantes para conservadores médios e o que eles pensam sobre pautas progressistas voltadas à promoção da equidade social. Além de contribuir com o campo, a pesquisa traz reflexões para a produção de comunicação para a conexão com esse público por meio de conteúdos de sensibilização.

Ainda, a Fundação Tide Setubal criou a sua página no LinkedIn, rede social voltada ao universo corporativo e à conexão de empresas e corporações com profissionais de áreas diversas, para dialogar com profissionais da rede do investimento social privado. O conteúdo é feito exclusivamente para esse canal e consiste em artigos, textos e infográficos relativos às causas e aos projetos desenvolvidos pela organização.

Outro aspecto importante para promover causas para a sociedade é o trabalho de relacionamento com a imprensa. Em 2019, a entidade foi citada 666 vezes em veículos diversos e esse ponto teve papel estratégico para alcançar outros públicos. Vale destacar que estudos e pesquisas sobre desigualdades educacionais e territorialização do orçamento público ganharam espaço na pauta, assim como a capacidade de inovação e criação das periferias.

Confira a seguir quais foram os impactos das iniciativas da área de Comunicação.